Alguns amam, outros odeiam, mas todos sabemos que uma indicação faz toda a diferença na hora de encontrar um bom emprego.
Achar o funcionário certo para cada empresa é sempre um desafio!
Porém existem os lados bons da indicação, o primeiro é o fato que as empresas possuem uma certa personalidade, e ninguém melhor do que os próprios funcionários para identificar quem tem um perfil compatível. É mais ou menos como com a namorada: uma amiga apresentada por outro amigo em comum tem muito mais chance de combinar conosco do que uma desconhecida na fila do banco.
Além disso quando um profissional é contratado através de uma indicação ocorre um efeito de comprometimento duplo: o indicador, que tem sua reputação em jogo, indicará apenas um colega no qual realmente acredite na competência. Já o indicado fará o seu melhor para defender a reputação do amigo.
Portanto para quem está procurando emprego eu sugiro que deixe o jornal e os sites de classificados um pouco de lado e foque em conhecer pessoas que já trabalham nas empresas que te interessam. Marque um café, almoço ou tente conhecer o escritório. Pergunte o que eles fazem e no que uma pessoa com seu perfil poderia ajudar.
Além disso não fique parado, continue estudando, conhecendo pessoas e participando de projetos voluntários nesse período.
Tenho certeza que o emprego certo virá muito mais rápido do que ficar esperando do lado do telefone!