Hoje temos fácil acesso às tabelas nutricionais dos alimentos, mas a maior parte das pessoas não aprendeu o que olhar ali e, portanto, só vê uma porção de palavras difíceis.
Essa categoria do blog vai lhe ajudar na "alfabetização nutricional", isso é, seremos capazes de saber o básico sobre um assunto fundamental para nossa, saúde, disposição e bem estar.
Carboidrato é uma palavra difícil para um conceito muito simples. Simplificando de uma maneira prática existem dois tipos de carboidratos: os açucares e o amido.
A principal diferença é geralmente o açúcar é doce e o amido não. Os principais exemplos de alimentos ricos em amido são o arroz, a batata, o pão e a farinha.
Arroz branco: quase o mesmo que açúcar puro.
Ao contrário do que diz o senso comum o amido engorda tanto quanto o açúcar, isso é, arroz, pão, batata e companhia tem praticamente tantas calorias quando uma quantidade equivalente de alimento cheio de açúcar, e para o corpo é quase a mesma coisa (a menos que você seja diabético, pois o açúcar é absorvido mais rápido e se torna mais perigoso).
Então para que comer carboidrato? Simples, ele é a principal fonte de energia do corpo, grande parte dos músculos e órgãos importantes, especialmente o cérebro, só funcionam com carboidratos. Portanto, se você não comer açúcar o corpo começará a sacrificar suas preciosas proteínas para alimentar esses órgãos vitais (infelizmente não a gordura, ao contrário do que a maioria imagina!).
Em um post futuro explicarei melhor as proteínas e o motivo delas serem tão importantes, mas por enquanto entenda que é melhor conservá-las. O hábito de comer pequenas doses de carboidrato a cada três horas é importante para que sempre exista uma quantidade suficiente de energia facilmente disponível.
O carboidrato apenas vai fazer você engordar caso você não gaste ele todo, nesse caso ele vai se tornar gordura, que é uma fonte de energia não tão versátil e que se acumula com facilidade pelo corpo, como bem sabemos. Portanto é melhor comer um pouco muitas vezes ao dia do que muito de uma vez só.
O que vocês acharam? Alguma dúvida ou correção? Contamos com a sua colaboração para aprimorar cada vez mais esse blog.
Divulguem aos seus amigos essas informações que todos já deveriam saber há muito tempo!
Outros posts da série:
Gorduras: Para que comer e como queimar
Proteínas: as engrenagens do organismo