22 janeiro 2013

Ebooks: a revolução dos livros eletrônicos

Existem algumas coisas que são tão revolucionárias que não percebemos o impacto antes dele começar a acontecer. Podemos dar alguns exemplos como a pílula anticoncepcional e a internet. Na minha opinião os livros digitais se incluem nessa categoria.

No primeiro momento vemos pouca vantagem em um livro eletrônico, porém quando experimentamos começar a lê-los nos novos dispositivos que temos à disposição percebemos que a leitura é mais prática e consideravelmente mais rápida.

Será que nossos netos usarão livros de papel?

Quando lemos em um dispositivo móvel (como tablet, celular ou leitor de ebook) nossos braços se cansam menos do que com um livro de papel (quem nunca ficou procurando posições malucas para continuar lendo?) e nossos olhos ficam mais confortáveis do que com um monitor de computador. A leitura flui melhor e é mais fácil realizar anotações ou buscar as páginas marcadas.

Além disso um dos grandes obstáculos dos livros de papel é o lugar para guardá-los. Nossas casas hoje em dia estão cada vez menores e poucas pessoas conseguem achar lugar para guardar uma quantidade muito grande de livros. No caso dos digitais um pendrive pode armazenar toda uma biblioteca.

O preço dos livros digitais também é mais acessível do que os físicos. A diferença ainda não é grande, porém já é significativa. Para quem não liga muito para os direitos autorais está cada vez mais fácil encontrar livros pela internet, assim como já é simples conseguir filmes e séries.

Para quem quiser experimentar ler no celular ou tablet já existem bons programas, como o Aldiko. Para quem gostar um leitor de ebooks tenho o Kindle e considero ele uma ótima opção.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...