10 janeiro 2013

"O Segredo" dos Ricos: Ativos e Passivos

Uma dúvida comum é como algumas famílias conseguem ser tão ricas e outras tão pobres no nosso sistema econômico. Aqui não vou fazer julgamentos, mas simplesmente explicar o processo com o qual isso acontece.

Um conceito fundamental que as famílias ricas conhecem de algum modo é o de ativos e passivos, e é através da aquisição de ativos que uma pessoa pode aumentar seu poder econômico.

A forma mais prática de diferenciar um ativo de um passivo é simples: ativos te dão mais dinheiro com o tempo, enquanto os passivos consomem seu dinheiro. 

É uma forma de se ver os ativos! (Fonte)
Uma casa alugada, por exemplo, é um ativo: a cada mês o proprietário recebe um valor correspondente ao aluguel.

Já o carro é um dos maiores passivos, ao contrário do que grande parte das pessoas pensam. Quanto mais caro seu carro maiores os gastos de seguro, impostos, manutenção e depreciação (o preço do bem que vai diminuindo com o tempo).

Portanto enquanto as famílias pobres estão a gerações gastando seus escassos recursos no acúmulo de passivos, as famílias ricas acumulam ativos há muito tempo, usando parte dos rendimentos obtidos para comprar ainda mais ativos.

Outros exemplos de ativos:
 - Investimentos financeiros (poupança, ações, títulos do tesouro, etc.);
 - Negócio próprio;
 - Gastos em educação (faculdade, livros, revistas, etc. Indiretamente).

Outros exemplos de passivos:
 - Dívidas (cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado, rotativo do cartão de crédito, etc.); 
 - Casa própria (a casa que você mora, quanto mais cara maiores seus custos);
 - Gastos excessivos referentes ao padrão de vida (alimentação, vestuário, lazer).

Claro que não é possível deixar de adquirir passivos completamente: o que as famílias ricas fazem é manter os passivos sob controle e continuam adquirindo ativos.

É uma pena que uma informação tão básica é tão pouco discutida em nossa sociedade. Na minha opinião deveria ser obrigação da escola ensinar esse tipo de coisa.

Mais exemplos de ativos e passivos? Já tinha ouvido falar de algo parecido? Não deixe de comentar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...