16 janeiro 2013

Gorduras: Para que comer e como queimar

Agora que já aprendemos como usar os carboidratos chegou a hora de entender o que é essa tal de gordura, também chamada de lipídios.

O primeiro ponto que precisamos saber é que antes de tudo ela é muito gostosa, de forma que acabamos comendo bem mais do que precisamos. Além disso os fabricantes de alimentos, que precisam te convencer a comprar, acabando caprichando nela para você achar que seu dinheiro foi bem gasto.

Existem dois tipos de gordura: saturada e insaturada. Não vou repetir a aula de química, basta entender que a insaturada é mais fácil para o corpo processar. Ela é aquela que fica líquida na temperatura ambiente, como o óleo, azeite, etc.

Já a saturada é aquela que só derrete quando esquenta, como a manteiga, o bacon, o queijo, etc. Imagine só que ela entra no seu sangue líquida e corre o risco de solidificar depois, entupindo as artérias.

Gordura saturadíssima! (Fonte)

Claro que ela é deliciosa, e tenho uma boa notícia: é necessário comer um pouco de gordura todo os dias. Veja bem, é pouco, cerca de 50 gramas de lipídios por dia, no total.

Precisamos pois apesar do excesso de carboidrato automaticamente virar gordura dentro do corpo muitas das vitaminas que ingerimos só se dissolvem na gordura, de forma que facilita muito a absorção delas pelo corpo uma pequena dose de lipídios na alimentação.

Agora a grande pergunta: como queimar a gordura ingerida, evitando que ela se acumule? 

Primeiramente apenas os músculos queimam gordura. Portanto se você está fazendo dieta errado e perdendo massa muscular (lembra do texto dos carboidratos) você vai ficar gordo e fraco ao mesmo tempo.

Para ganhar massa muscular é necessário comer proteínas em uma dose adequada e realizar atividades físicas. Os exercícios que mais consomem gordura são os que não utilizam explosão muscular, como bicicleta, esteira, corrida, caminhada, natação, etc. 

Porém mesmo os exercícios de explosão (musculação) podem acelerar o metabolismo e ajudar a perder gorduras em um segundo momento.

Resumindo: 
 - Coma carboidratos a cada três horas para conservar a massa muscular;
 - Não exagere no consumo de gorduras, coma sempre porções pequenas. 50 gramas são aproximadamente 6 colheres de sopa;
 - Pratique exercícios regularmente.

Lembrando que pequeno exercícios, como caminhar até o ponto de ônibus, padaria, varrer a casa e etc. podem fazer toda a diferença no longo prazo!

Outros textos da série:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...