07 janeiro 2013

Água na Garrafa

Entre todas as coisas que nossos bisavós teriam achado surpreendente no mundo de hoje uma delas certamente é a água engarrafada.

A água sempre foi conhecida por ser um bem indispensável, em geral abundante e acessível. Não é engraçado acharmos natural uma garrafa de água custar tanto quanto uma de refrigerante?

A resposta mais simples é que isso se tornou um bom negócio. As pessoas de hoje se sentem mais seguras bebendo a água mineral, apesar de diversas pesquisas indicarem que a qualidade da água engarrafada em média não é maior do que a da torneira.

Mesmo assim a água engarrafada custa até duas mil vezes mais que a água da torneira. E o prejuízo não é apenas financeiro: existe o desperdício de energia na produção do plástico, no transporte até o local de venda, na refrigeração e na reciclagem, se a garrafa tiver a sorte de ter sido descartada corretamente.

Qual a solução para isso? Uma iniciativa simples é comprar as garrafinhas apenas em emergências. Uma boa ideia é andar sempre com uma garrafa pequena na mochila, que pode ser enchida em casa ou em um bebedouro quando necessário. Hoje em dia são vendidas garrafas pequenas e leves que cabem sem nenhum problema em mochilas e até nas bolsas femininas maiorzinhas.

Garrafa pet pequena, existem vários modelos a venda no mercado hoje!  (Fonte)

Você pode fazer as contas e perceber que: evitando de gastar 3 garrafas de água por semana, ao custo de R$ 2,00 cada uma, e colocando esse dinheiro na poupança, no final do ano você terá guardado cerca de R$ 270,00. Isso significa um bom dinheiro extra para gastar nas férias, por exemplo uma passagem de avião, uma diária extra de hotel, um jantar excelente a dois, um salto de paraquedas, etc. Muita coisa legal para de quebra ajudar o meio ambiente! 

Claro que as empresas que vendem a água mineral não vão divulgar isso, muito pelo contrário. Mas essa é uma boa oportunidade de desenvolver um hábito sustentável e econômico.

Se quiser saber mais:


Story of Bottled Water: um documentário animado inteligente sobre as garrafinhas de água, legendado.


Esse é o primeiro post neste blog da categoria Consumo Inteligente, caso tenha alguma crítica ou sugestão por favor comente ou entre em contato. Continuarei escrevendo sobre ideias inteligentes e úteis para vocês.

Não se esqueçam de assinar o feed!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...