09 janeiro 2013

Neurônios espelho e a inevitável vontade de imitar

Nunca gostei muito daquele ditado "me diga com quem andas e te direi quem és". Ele me passa uma sensação preconceituosa e eu não enxergava lógica nessa afirmação.

Porém os atuais estudos sobre o comportamento humano vem mostrando que ele pode sim ter algum sentido. Isso acontece pois temos estruturas mentais conhecidas como "neurônios espelho", que fazem com que quando vemos determinado comportamento temos os mesmos estímulos mentais do que se estivéssemos nós mesmos realizando este ato.

Um exemplo clássico é o bocejo. Ao ver alguém bocejar sentimos um impulso muito forte a repetir o comportamento. Isso se aplica a quase tudo, e sem que tenhamos escolha sentimos impulsos a repetir os atos que presenciamos.

Se é para imitar melhor ter um bom exemplo. ("Fonte")

Talvez esse seja um dos motivos que algumas pessoas ficam exageradamente incomodadas quando vêem comportamentos diferentes dos seus, o impulso de imitar é rechaçado com uma reação emocional desproporcional.

Extrapolando um pouco a ideia não podemos negar que os outras exercem uma forte influência sobre nós, independente da nossa escolha. Quando ouvimos alguém falando mal de um terceiro, seja verdade ou não o que ele esteja dizendo, temos dificuldade em olhar do mesmo modo para o criticado depois.

Outro exemplo é a forma como nossas visões de mundo, valores e prioridades são reforçados ou atacados pelas pessoas com as quais convivendo, modificando de forma considerável nosso comportamento.

É possível concluir que temos uma tendência muito forte a imitar comportamentos. Portanto assim como hoje temos cuidado com a higiene, alimentação balanceada e exercícios físicos em breve teremos uma noção de "companhia balanceada", desenvolvendo relacionamentos que nos tragam estímulos positivos em diversas áreas da vida. Claro que com um cuidado razoável para evitar os preconceitos e julgamentos superficiais.

Qual a sua opinião sobre o assunto? Compartilhe conosco!

Links:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...