08 janeiro 2013

Conselhos x Informações

Conselhos possuem uma característica curiosa: geralmente são mais agradáveis de dar do que de receber. 

Em geral um conselho recebido se torna desagradável pois diminui nossa liberdade de tomar as próprias decisões. Quando vemos a situação como "vou obedecer o que minha mãe" ou "vou fazer como o Gustavo falou" automaticamente nosso ego fica incomodado.

Porém é mais fácil agir de maneira construtiva quando ao invés de oferecer conselhos oferecemos informações. Ou seja, quando explicamos as consequência de agir de determinada maneira ou descrevemos como funciona determinada situação, com todos os seus prós e contras.

Muitas vezes aconselhar e ajudar estão em direções distintas. (Fonte)

Desse modo as pessoas se sentem seguras para desenvolver sua própria opinião com uma visão mais ampla da situação, e ainda terão argumentos para justificar racionalmente seu comportamento, adotando uma postura mais consciente.

Em geral os jovem sempre se revoltavam com argumentos do tipo "obedeça os mais velhos", como se a razão brotasse da autoridade, e não o contrário.

Isso é, o correto é alguém ganhar autoridade por ter tido razão muitas vezes, e não considerarmos que ele tem razão apenas devido à sua posição de suposta autoridade.

A postura de explicar a situação de maneira construtiva, respeitando a inteligência do leitor e baseada em argumentos racionais e dados concretos tem se mostrado superior, e é nessa postura que me inspiro para escrever nesse blog. Sempre que possível colocarei os prós e contras de cada ideia.

Esse é o primeiro post do blog na categoria Comportamento. O que vocês acharam? Quais assuntos que querem ajudar a desenvolver? Convido todos a comentarem e participarem dessa iniciativa!

Link recomendado: Blog da Super sobre conselhos errados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...