Simples e acessível. (Fonte) |
O princípio do raciocínio para essa decisão é que o nosso cérebro não é um bom lugar para armazenar tarefas. Infelizmente a tendência é lembrar delas nos momentos errados, onde não podemos fazer nada, aumentando nosso stress e ansiedade.
Ainda por cima ficamos tão esgotados de ficar pensando naquilo na hora indevida que quando nós mais precisamos acabamos esquecendo o que iriamos fazer.
Nossa mente só consegue ser criativa, tranquila e proveitosa quando confiamos que as tarefas que precisam ser feitas estão anotadas em um lugar onde vamos olhar no momento certo.
Também fazemos melhor nossas atividades quando a nossa "memória RAM" está livre de lembrar de detalhes incômodos o tempo todo.
Além disso quando anotamos tudo que precisamos fazer é muito mais fácil analisar qual ação tem a maior prioridade, qual será a mais agradável de fazer no momento e quais realmente não tem importância nenhuma.
Quando lembrar que precisa fazer algo simplesmente anote imediatamente em uma lista confiável para analisar mais tarde, quando tiver um tempo livre. Dessa forma fica muito mais fácil se concentrar no que se está fazendo no momento. Tenha o hábito de ler sua lista toda pelo menos uma vez por dia, organizando e removendo o que você sabe que não irá conseguir fazer.
Experimente! Se quiser se aprofundar no tema recomendo o livro A Arte de Fazer Acontecer, onde o David Allen explica uma técnica completa, com mil explicações para você sair convencido a fazer direitinho.
Lista de sites e aplicativos que ajudam a listar tarefas:
Toodledo - Lista suas tarefas e ajuda a definir automaticamente prioridades.
Remember the Milk - Um dos aplicativos mais antigos para gerenciamento de tarefas.
Qual a sua técnica? Usa alguma outra ferramenta? Listar funcionou para você? Compartilhe conosco nos comentários!