31 janeiro 2013

Posso ajuizar uma ação sem advogado?

Quem nunca pensou em entrar com um processo na justiça? Uma fatura cobrada em dobro pela empresa de telefonia, um serviço prestado e não pago, um serviço pago e não prestado, uma demissão injusta etc.

Há inúmeras situações que nos impele a procurar o Poder Judiciário, entretanto é comum não prosseguirmos com esta intenção por não saber como proceder, por acreditar que os honorários advocatícios seriam muito altos ou por achar que nenhum advogado irá "pegar" a causa porque o valor em discussão é baixo.

O que muitas pessoas não sabem é que podem recorrer ao popularmente conhecido "juizado de pequenas causas" sem precisar de um advogado. Contudo mesmo quem sabe desiste de entrar com uma ação por não saber o que precisa fazer.

Nos Estados Unidos representar a si mesmo é muito comum, tanto na área cível como criminal, os limites desta representação varia de estado para estado, mas com certeza é bem maior que no Brasil.

Cortesia de Kittisak em FreeDigitalPhotos.net 

Em terras tupiniquins só é possível ajuizar uma ação sem advogado no Juizado Especial Cível e na Justiça do Trabalho. Sendo que em cada situação é necessário seguir uma série de normas para que seu direito seja satisfeito.

Nos próximos posts irem explicar melhor em que momentos é possível ingressar com a ação sem advogado e como proceder em cada uma das instâncias supracitadas.

Aguarde!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...