18 janeiro 2013

O que fazer quando seu celular é roubado?

Há pouco tempo tive o meu celular roubado. Sinceramente, quem mora em uma cidade grande dificilmente vai conseguir escapar de algo do gênero por muito tempo. Qual a melhor maneira de agir nesse caso?

Não vou nem entrar no mérito de não reagir ao assalto, pois isso deveria ser óbvio para qualquer um com o mínimo de bom senso. Muito melhor perder um aparelho e tirar novamente alguns documentos do que se machucar de verdade.

Uma vez que o sinistro sempre pode acontecer é melhor já estar preparado. O primeiro ponto, que nem todo mundo conhece, é bloquear o aparelho roubado através do IMEI. 



O IMEI ("International Mobile Equipment Identity") é um código do aparelho que permite que ele seja bloqueado pelas operadoras, de forma que ele não funcione novamente mesmo que o chip seja trocado. Se todos tiverem o hábito de anotar esse número e bloquear o aparelho então os celulares não serão mais roubados, pois ninguém terá como fazer a revenda.

Para descobrir esse número a forma mais fácil é digitar *#06# .Ao escrever esse número como se fosse um telefone o IMEI vai aparecer na tela do celular. Anote-o em um lugar seguro (de preferência na nuvem, onde você não vai perder) e informe à operadora quando seu celular for roubado.

Também não se esqueça que é possível bloquear o chip pelo telefone e conseguir outro com o mesmo número na loja da operadora.

Na hora de comprar um novo aparelho a minha sugestão é comprar pela internet, comparando o preço através de sites como o Buscapé. Com isso é possível economizar até 50% do preço em comparação com a loja da operadora.

Mas como esperar o prazo de entrega sem celular? A melhor forma é pegar emprestado o aparelho antigo de algum amigo ou comprar um celular reserva desses baratinhos, comprei um por R$ 70,00 da ZTE um dia desses, e aparentemente funciona bem.

Finalmente hoje em dia pode ser uma boa ideia fazer o seguro do aparelho, porém não faça na loja! Em geral as grandes seguradoras (como a Porto Seguro, por exemplo) fazem mesmo para aparelhos comprados pela internet por praticamente a metade do preço da loja.

A melhor forma de tratar esses eventuais roubos é imaginar que é mais um imposto que acabamos tendo que pagar devido às condições sociais das cidades, não dar bobeira e seguir em frente.

Não se esqueça de compartilhar essas dicas com os seus amigos. Se você tem alguma outra ou quer contar seu caso comente!

Veja também:

Comprando pela Internet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...