Nesses tempos de alta inflação nos perguntamos qual a origem desse fenômeno. Apesar dos políticos adorarem dizer que a inflação foi causada pelo excesso de chuva que prejudicou a safra do tomate, ou explicações similares, a realidade é bem mais simples.
Na economia os preços são determinados pela lei da oferta e da procura. Se muitas pessoas querem comprar algo (ou seja, há uma grande procura) os preços sobem, se há muito mais oferta do que pessoas querendo comprar os vendedores precisarão baixar os preços para conseguir vender.
Mas então o que causa a inflação, que é um aumento de preço em praticamente todos os produtos?
A realidade é que o dinheiro não é algo estático, o governo em conjunto com os bancos cria mais dinheiro constantemente, em geral para emprestar. Portanto quanto mais baixos os juros mais dinheiro é criado para empréstimos. Com mais dinheiro em circulação há mais demanda por produtos, e portanto os preços sobem.
Grande parte desse dinheiro entra em circulação pelos altos gastos públicos e empréstimos com juros baixos como do BNDES. Engraçado que os noticiários raramente apontam esses verdadeiros culpados.