25 novembro 2016

Como Acordar com Mais Disposição

Levantar na hora certa é uma grande dificuldade para muitas pessoas. Não é a toa que uma das maiores comunidades do falecido Orkut era "Eu Detesto Acordar Cedo". Nos dias de hoje temos muitas coisas interessantes para fazer mas parece que não dormir até mais tarde se torna um desafio.



Muitas pessoas bem sucedidas declaram que o hábito de acordar cedo foi uma das coisas mais importantes para elas, mas como desenvolver isso? A ciência nos traz algumas dicas para nos ajudar:

A primeira dica é em relação ao chamado sono polifásico, parece que para casa soneca de 20 minutos que tiramos durante o dia, com espaçamento igual entre elas, precisamos dormir cerca de uma hora e vinte a menos durante a noite.

Dessa forma uma soneca de meia horas depois do almoço é capaz de compensar parte do sono durante a noite, facilitando bastante acordar mais cedo.

O extremo dessa prática, chamado de Uberman, consiste em apenas tirar 6 sonecas durante o dia, sem dormir mais do que isso. Segundo relatos não parece ser uma prática prejudicial à saúde física, mas sim à vida social da pessoa, que não pode nem cogitar pular uma das sonecas e vive num ritmo totalmente diferente da sociedade.

Outra inovação que é capaz de ajudar a acordar mais cedo são os aplicativos para celular que tocam o alarme no momento em que o nosso sono está mais leve, como o Sleep Science (existem muitos similares, experimente qual funciona melhor para você). Eles usam os sensores do celular para despertá-lo quando você já está se mexendo, o que diminui muito a sonolência matinal, além de fazer estatísticas interessantes do quão bem você está dormindo.