Essa é uma dúvida que surge constantemente e levanta muitas polêmicas: afinal, é melhor morar de aluguel ou no imóvel próprio?
Essa questão não tem resposta fácil, e eu vou explicar o motivo:
Primeiramente é falso o argumento que diz que comprar financiado é melhor pois o dinheiro do aluguel é um dinheiro que nunca mais volta. Acontece que o valor dos juros do financiamento também é um dinheiro que não tem retorno, então essa ideia por si só não resolve.
Se você tiver dinheiro suficiente para comprar a vista surge o seguinte dilema: é melhor comprar o imóvel ou deixar o dinheiro aplicado e com parte dos rendimentos pagar o aluguel? Isso vai depender da taxa de juros atual das suas aplicações, como hoje é possível conseguir rendimentos de 1% e o aluguel está cerca de 0,5% do preço do imóvel essa técnica funciona.
Existem duas vantagens em comprar: ganhar com a valorização do imóvel (uma forma de especulação) e diminuir a chance de ter de se mudar pois o dono desistiu de alugar. Dessa forma se você acredita que a região será valorizadas e você pretende viver ali por um longo período sem precisar se preocupar então comprar pode ser uma boa ideia.
Já quando alugamos temos a vantagem de pagar menos (os alugueis atualmente são menores do que os rendimentos do valor do imóvel aplicado) e maior facilidade quando precisamos nos mudar, seja para ficar mais perto do nosso local de trabalho ou mesmo se precisamos mudar de cidade ou país.
Se você pretende alugar uma boa dica é calcular quanto você pagaria no financiamento. Como esse valor provavelmente vai ser bem maior do que o aluguel invista mensalmente a diferença entre o aluguel e o financiamento calculado. Futuramente você poderá usar esse dinheiro para comprar um imóvel quando surgir uma boa oportunidade.