10 março 2016

Meditação (Parte 2): Benefícios de Meditar

No post anterior explicamos o que é a meditação, hoje iremos falar um pouco mais sobre os benefícios dessa prática.


O primeiro benefício da meditação é a diminuição do estresse. Ao termos um tempo reservado a não nos desgastar com nada damos uma oportunidade do nosso corpo e da nossa mente descansarem. Curiosamente esse relaxamento é diferente do de durante o sono, pois no sono a mente pode continuar agitada devido a pensamentos e sonhos inquietos.

Outra vantagem é o fortalecimento da força de vontade. Ao meditarmos enfrentamos pensamentos recorrentes e impulsivos que tentam nos convencer a terminar a prática antes do tempo determinado. Ao resistir a eles estamos exercitando nossa determinação.

Adicionalmente desenvolvemos uma atenção mais aguçada, pois sem seguir os impulsos mais grosseiros da mente ganhamos a capacidade de perceber pensamentos mais sutis e manter a atenção mesmo quando um objeto não permanece chamando ela. Ganhamos a autonomia de onde queremos nos concentrar.

Esses benefícios são amplificados pela quantidade de prática acumulada que temos, mas logo nas primeiras tentativas já podemos perceber alguns deles, como o alívio no estresse.