Todos os dias toneladas de lixo orgânico vão parar nos lixões, onde acabam se misturando com produtos tóxicos e acabam sendo inutilizados de forma permanente.
Porém através de um processo simples praticamente todo o lixo orgânico residencial pode ser transformado em um produto valioso: o húmus de minhoca.
Ouro Marrom
O apelido de "ouro marrom" para o húmus de minhoca faz sentido, pois ele é muito procurado para adubar plantações orgânicas. Atualmente o quilo pode ser vendido por mais de R$ 2,00. Um valor bastante alto tendo em vista ser praticamente metade do preço por quilo dos legumes e frutas que compramos no mercado.
O mais fantástico é que é possível produzi-lo em casa ou mesmo em um apartamento. Uma composteira doméstica não produz cheiro e ocupa bem pouco espaço, sendo geralmente formada de três caixas plásticas empilhadas.
Os recipientes vão sendo rotacionados, de forma que as minhocas vão consumindo o material mais antigo enquanto uma caixa nova vai sendo preenchida. Geralmente cada caixa demora um ou dois meses para que o húmus fique pronto.
O adubo resultante pode ser usado na sua própria plantação, economizando dinheiro, ou pode ser vendido. Mas a principal vantagem é saber que esse valioso material não estará sendo desperdiçado em um aterro sanitário e não gastará combustível dos caminhões de lixo para ser descartado.
Para ter mais informações e saber como fazer ou comprar veja o site da Morada da Floresta.