Muitas pessoas bem sucedidas declaram que o hábito de acordar cedo foi uma das coisas mais importantes para elas, mas como desenvolver isso? A ciência nos traz algumas dicas para nos ajudar:
A primeira dica é em relação ao chamado sono polifásico, parece que para casa soneca de 20 minutos que tiramos durante o dia, com espaçamento igual entre elas, precisamos dormir cerca de uma hora e vinte a menos durante a noite.
Dessa forma uma soneca de meia horas depois do almoço é capaz de compensar parte do sono durante a noite, facilitando bastante acordar mais cedo.
O extremo dessa prática, chamado de Uberman, consiste em apenas tirar 6 sonecas durante o dia, sem dormir mais do que isso. Segundo relatos não parece ser uma prática prejudicial à saúde física, mas sim à vida social da pessoa, que não pode nem cogitar pular uma das sonecas e vive num ritmo totalmente diferente da sociedade.
Outra inovação que é capaz de ajudar a acordar mais cedo são os aplicativos para celular que tocam o alarme no momento em que o nosso sono está mais leve, como o Sleep Science (existem muitos similares, experimente qual funciona melhor para você). Eles usam os sensores do celular para despertá-lo quando você já está se mexendo, o que diminui muito a sonolência matinal, além de fazer estatísticas interessantes do quão bem você está dormindo.
