Já tinha ouvido falar das Bitcoins há alguns anos, mas agora que o valor dessa moeda virtual ultrapassou um bilhão de dólares no mercado eu não resisti e resolvi experimentar. Aqui estou compartilhando com vocês minhas primeira impressões.
Inicialmente é necessário fazer o download de uma carteira, que permite gerar contas o dinheiro será depositado. Não é muito bem documentado o fato de que pode demorar dias, dependendo da sua conexão de internet, para a carteira passar a funcionar corretamente, uma vez que ela roda diversos algoritmos para garantir a integridade da rede.
Depois que você tiver o endereço da carteira você já pode tentar ganhar alguns bitcoins por ai... ou pelo menos umas migalhas. Isso pois, assim como o dinheiro comum, a menos que você dê algo em troca é bem difícil ganhar uma quantidade significativa.
Existem várias formas de ganhar um trocado por ai, nenhuma muito garantida. A forma mais simples é "minerar", porém geralmente sai mais caro deixar o computador ligado minerando do que a energia elétrica que você vai gastar.
Se você quiser experimentar a mineração um exemplo interessante é o site Bitcoin Plus, que permite que você minere diretamente do navegador usando o Java. Porém quanto será que eu estava gerando?
Fiz as contas com essa calculadora que permite com detalhes ver se vale ou não a pena se dedicar à mineração. De acordo com ela em um ano, descontando os gastos com energia, eu teria ganho R$ 5,00. É interessante, mas não dá para ficar rico assim.
Mas além de minerar o "ouro" do Bitcoin também é possível minerar um tipo de "prata", o Litecoin. É quase uma cópia do Bitcoin, porém mais recente e otimizado para computadores domésticos fazerem a mineração. Além desses existe o Terracoin, uma espécie de "cobre". Certamente surgirão o "latão", "bronze", etc...
A ideia toda é muito interessante, e pretendo escrever novos artigos sobre outras formas de ganhar, usar, trocar... será que esse é o começo de uma revolução?
Veja também:
Várias Maneiras de Ganhar Bitcoins