06 abril 2013

Vendendo suas coisas usadas pela internet

Alguns objetos que temos e deixamos parado em casa, ocupando espaço à toa, podem ter um bom valor quando vendidos pela internet. Além disso você deixa de gerar tanto lixo e preserva os recursos naturais.



Os principais produtos do gênero são os eletrônicos, especialmente os videogames, laptops, celulares, mp3 players... porém tem pessoas que procuram muitas coisas para comprar, incluindo coisa incomuns jogos de tabuleiro e brinquedos antigos.

Uma boa dica para você que pensa em algum dia revender seu produto é guardar a caixa em bom estado e com todos os papéis. Isso pois muitas das pessoas que recompram são colecionadores, e para eles o fato de ter a caixa original faz toda a diferença.

Para anunciar sua oferta os dois melhores sites são o Mercado Livre e o BomNegócio. O Mercado Livre tem mais acessos e gente do Brasil todo irá ver sua oferta, porém cobra taxas mais altas. O BomNegócio foca em anunciar na sua própria cidade, mas é totalmente gratuito, logo os preços são mais baixos.

Assim que você decidiu vender você precisa definir o preço. Para isso é necessário primeiro pesquisar no site onde você está anunciando qual é o preço dos produtos similares. O ideal é colocar o seu preço um pouco abaixo, de forma que você venda o seu antes deles! Quanto menor o preço que você colocar mais interessados vão surgir, e portanto você vai vender mais rápido.

Uma coisa que facilita muito é dizer se o produto pode ser retirado em mãos, e em qual local. Se você mora em uma cidade grande pode ser uma boa encontrar em alguma estação de metrô. Muitas gente prefere a comodidade de retirar em mãos o produto.

Caso você esteja disposto a colocar o produto no correio é importante colocar um aplicativo que calcula o valor do frete automaticamente, pois caso contrário todos ficarão perguntando. Alguns exemplos são o Frete Fácil e o Calculo de Frete.

Finalmente é bom colocar as formas de pagamento que você aceita, especialmente se você vai enviar pelo correio pode ser interessante usar uma ferramenta de "escrow" como o PagSeguro, MercadoPago, etc. Dessa forma o comprador realiza o pagamento mas só é liberado para o vendedor depois que ele recebe corretamente o produto.

Dúvidas, sugestões ou experiências são muito bem vindas nos comentários! Caso você conheça outros bons produtos e serviços compartilhe conosco!

Posts da série:

Comprando pela Internet
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...