06 abril 2013

Drivers: Atualização sem Stress

Uma coisa que existe nos computadores de hoje que não se via tanto antigamente são as atualizações. Alguns dizem que antigamente os softwares eram feitos com mais cuidado, e tinham menos problemas. Outros já defendem que na verdade antigamente era difícil divulgar os problemas, então ficava por isso mesmo.

A verdade é que existem muitos benefícios em atualizar os programas periodicamente, uma vez que muitos bugs são eliminados e assim deveria diminuir a dor de cabeça.

Uma coisa que pouca gente sabe é que além dos programas também é necessário atualizar os drivers do computador. O que são drivers? São os códigos que fazem a interface entre o hardware da sua máquina com o sistema operacional.

Muitas vezes esses códigos possuem bugs que causam travamentos, lentidão ou falhas de segurança. Porém como eles são muitos e geralmente é necessário entrar no site do fabricante de cada componente tendo o modelo exato do equipamento o trabalho era exaustivo.

Mais recentemente foram criados programas que automaticamente procuram na internet os drivers mais atualizados compatíveis com sua máquina, e te passam diretamente o link para realizar o download. É uma enorme ajuda na hora de colocar o computador em dia.

Mas vale a pena? Por experiência própria eu posso dizer que sim. Quando comprei meu último notebook da Dell ele apresentava travamentos frequentes que eram muito desagradáveis, era praticamente impossível deixá-lo ligado de um dia para o outro sem que ele travasse, o que algumas vezes corrompia o sistema operacional. O suporte técnico não conseguia me ajudar. Depois de atualizar os drivers ele nunca mais travou.

O programa que eu usei foi o SlimDrivers, mas sei que existem outros por ai. Se você conhece um melhor avise nos comentários!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...