10 abril 2013

Comunicação (Habilidades Comportamentais parte 2)

Foi sugerido pelos leitores que falássemos mais detalhadamente sobre as habilidades comportamentais mais importantes, portanto iremos iniciar uma série analisando melhor cada uma delas.

A primeira escolhida foi a comunicação, por ser fundamental em todos os relacionamentos. Apesar de praticamente todos nós sabermos falar poucos sabem se comunicar efetivamente. A comunicação efetiva ocorre quando as ideias são transmitidas de maneira clara e todos na conversa são capazes de entender a linha de pensamento que leva a cada conclusão.


O primeiro ponto que precisa ficar claro é que a responsabilidade de se fazer entender é de quem emite a mensagem. Devemos adequar nosso vocabulário, tom de voz, raciocínio e exemplos de acordo com o público que recebe as nossas ideias, caso contrário estaremos sendo ineficientes e responsabilizando os outros por nossa incapacidade de nos comunicar corretamente.

Outro ponto importante é saber escutar para entender em qual ponto está o raciocínio do interlocutor. Muitas vezes pensamos que estamos sendo entendidos, e se não pararmos para escutar não perceberemos que a ideia que está sendo criada do assunto é completamente diferente do que era a nossa intenção. Escutando também poderemos entender melhor os pontos que não estão claros e até mesmo as falhas que possam existir no nosso pensamento.

Também precisamos ficar atentos ao fato que nunca é inteligente se confrontar diretamente com as ideias e crenças alheias. Caso essa estratégia seja utilizada apenas daremos mais incentivo para a pessoa criar mais argumentos para defender seu ponto de vista original, fazendo com que além de ser gerado conflito desnecessário o nosso objetivo se torne cada vez mais distante de ser atingido.

Um último ponto importante é não negligenciar a comunicação escrita, que é mais sutil e exige ainda mais prática do que a verbal. No mundo atual repleto de mensagens de todos os tipos é muito importante saber ser claro e escrever corretamente. Para isso a única solução é praticar e ler muito.

Mais alguma dica importante? Compartilhe conosco nos comentário!

Leia o post original: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...