A primeira escolhida foi a comunicação, por ser fundamental em todos os relacionamentos. Apesar de praticamente todos nós sabermos falar poucos sabem se comunicar efetivamente. A comunicação efetiva ocorre quando as ideias são transmitidas de maneira clara e todos na conversa são capazes de entender a linha de pensamento que leva a cada conclusão.
O primeiro ponto que precisa ficar claro é que a responsabilidade de se fazer entender é de quem emite a mensagem. Devemos adequar nosso vocabulário, tom de voz, raciocínio e exemplos de acordo com o público que recebe as nossas ideias, caso contrário estaremos sendo ineficientes e responsabilizando os outros por nossa incapacidade de nos comunicar corretamente.
Outro ponto importante é saber escutar para entender em qual ponto está o raciocínio do interlocutor. Muitas vezes pensamos que estamos sendo entendidos, e se não pararmos para escutar não perceberemos que a ideia que está sendo criada do assunto é completamente diferente do que era a nossa intenção. Escutando também poderemos entender melhor os pontos que não estão claros e até mesmo as falhas que possam existir no nosso pensamento.
Também precisamos ficar atentos ao fato que nunca é inteligente se confrontar diretamente com as ideias e crenças alheias. Caso essa estratégia seja utilizada apenas daremos mais incentivo para a pessoa criar mais argumentos para defender seu ponto de vista original, fazendo com que além de ser gerado conflito desnecessário o nosso objetivo se torne cada vez mais distante de ser atingido.
Um último ponto importante é não negligenciar a comunicação escrita, que é mais sutil e exige ainda mais prática do que a verbal. No mundo atual repleto de mensagens de todos os tipos é muito importante saber ser claro e escrever corretamente. Para isso a única solução é praticar e ler muito.
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